Desde a sua fundação, em 8 de dezembro de 2008, a nossa Academia de Cièncias Contábeis do Amazonas — ACCA tem observado e desenvolvido, da melhor forma possível, as finalidades descritas em seu Estatuto Social e Regimento Interno. A sua primeira Diretoria administrativa (biênio 2009-2010), que tomou posse festiva em 6 de março de 2009, esteve sob o comando do acadêmico José Corrêa de Menezes, idealizador desse Sodalício e o mais entusiasta entre os seus membros. Ao longo dessa administração, destaco a admissão de quatorze novos acadêmicos, em 23 de abril de 2010, em solenidade realizada, às 20 horas, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Nesse ato, fazia-me também presente entre os quatorze novéis acadêmicos, indicado que fui pelo acadêmico Ailton dos Santos Pinheiro, irmão querido de ordem maçônica.

A segunda Diretoria administrativa da ACCA (eleita para o biênio 2011-2012) foi presidida pela acadêmica Marly de Souza Castro, que deu continuidade ao brilhante trabalho produzido pela administração que a antecedeu. Essa harmonia entre administrações anterior e atual reconduziu o acadêmico José Corrêa de Menezes, para mais um biênio à frente da Academia, ou seja, de março de 2013 a março de 2015 de 2014 é o correto.

Em 18 de outubro de 2014, às nove horas e trinta minutos, a Academia reuniu-se, ordinariamente, para tratar, dentre outros assuntos, de candidaturas de acadêmicos que se dispunham a concorrer à presidência da Academia, no biênio 2015 – 2017 2016 é o correto. Com o término da reunião, realizada nas dependências do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas, encerrava-se, também, o prazo para as inscrições. Findo esse prazo, verificou-se não haver registro de inscrição. Na ocasião, recebi o convite do confrade José Corrêa de Menezes para inscrever-me no certame, o que fiz com muito gosto e satisfação. Sobre a matéria, escrevi e encaminhei aos demais colegas acadêmicos, em 21 de fevereiro de 2015, a seguinte mensagem:


Ilustres acadêmicos.

Em reunião realizada no dia 18 de outubro de 2014, às 9:30 horas, nas dependências do Conselho Regional de Contabilidade (CRCAM), após aguardar sem sucesso inscrições de candidaturas, item 7 da pauta. o presidente da nossa Academia de Ciências Contábeis do Amazonas (ACCA), acadêmico José Corrêa de Menezes, incentivou-me a inscrever-me na disputa. Embora relutante, resolvi aceitar a honrosa missão de presidir a ACCA, no biênio 2015-2017 -2016 é o correto, inscrevendo-me no certame.

Disse relutante porque reconheço a presença de confrades valiosos e extremamente competentes, para gerir a nossa Academia. Além do mais, venho acumulando um período longo e seguido à frente de instituições culturais que me orgulham, quais sejam: Associação dos Escritores do Amazonas - ASSEAM (2005 a 2009); Academia Amazonense Maçônica de Letras (2009 a 2011); e Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas - ALCEAR (2011 a 2015). Sem contar, ainda, com o desempenho paralelo de cargos enobrecedores, entre eles o de Diretor da Federação Brasileira de Alternativos Culturais; Grande Secretário de Comunicação da Grande Loja Maçônica do Amazonas - GLOMAM, com jurisdição em todo o Estado (2001 a 2007); Grande Secretário de Cultura da Grande Loja Maçônica do Amazonas - GLOMAM (2007 a 2010); e Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, vinculado à Secretaria Estadual de Cultura (2008 a 2012). Mesmo assim, necessitando de férias rejuvenescedoras, jamais me eximiria de colaborar com essa Instituição que só me engrandece.

Relativamente à diretoria administrativa, para o biênio 2015/2017 2016, ficam mantidos os nomes dos colegas que fazem parte da atual administração, sob a presidência do renomado contador José Corrêa de Menezes durante o biênio 2013-2014. Destarte com a substituição de alguns acadêmicos que, hoje, não mais residem neste Estado, próxima diretoria da ACCA está assim constituída:

Diretoria Administrativa 2015/2016
Presidente: Raimundo Colares Ribeiro;
Vice-Presidente: Lucilene Floréncio Viana;
Secretária Geral: Maria Adelaide Ribeiro Cruz;
Secretário Geral Adjunto: Arminio Adolfo de Pontes e Sousa;
Tesoureiro: José Corrêa de Menezes;
Tesoureiro Adjunto: Aldmério Riker de Castro;
Diretor de Patrimônio: Ailton dos Santos Pinheiro;
Diretora de Eventos: Marly de Souza Castro;
Diretor de Edições: Gaitano Laertes Pereira Antonaccio.

Conselho Fiscal
Presidente: Antônio Augusto de Sá Colares:
Membro Titular: Júlio Ramon Marchiore Teixeira;
Membro Titular: Sandra Nazaré Reis Gomes;
Membro Suplente: Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares;
Membro Suplente: Marcos Eduardo Costa Pimentel;
Membro Suplente: José Luiz Silva.

A posse da nova diretoria da ACCA está agendada para o mês de abril próximo.

Que DEUS a todos nos abençoe!

Saudações acadêmicas,

Raimundo Colares Ribeiro
Secretário Geral


A posse da Diretoria administrativa, para o biênio 2015 — 2016, aconteceu às 10 horas do dia 25 de abril de 2015, durante as comemorações festivas do Dia do Profissional da Contabilidade, no Espaço Cultural Francisco Antonaccio, na Rua Monsenhor Coutinho, n.° 527, Centro, nesta Capital. Na oportunidade, profissionais da contabilidade receberam a Medalha Comemorativa São Mateus.

Em 27 de setembro de 2015, no Auditório Gebes Medeiros, anexo ao Ideal Clube, na Av. Eduardo Ribeiro, Centro, a ACCA comemorou o Dia do Contador, com homenagens a acadêmicos e convidados especiais. Após a cerimônia acadêmica foi servido um saboroso coquetel.

Vinte dias depois, em 17 de outubro de 2015, a convite do Conselho Regional de Contabilidade e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, uma comitiva de acadêmicos da ACCA esteve presente na posse do confrade José Corrêa de Menezes, que assumiu a Cadeira n." 38 da Academia Brasileira de Contabilidade. A solenidade de posse aconteceu às 20 horas, ao tempo do X Fórum da Mulher Contabilista do Amazonas, realizado no Manaus Plaza Centro de Convenções, na Av. Djalma Batista. Atendendo ao calendário de eventos da ACCA, aprovado na reunião do dia 8 de agosto de 2015, a última reunião festiva do Silogeu ocorreu no dia 5 de dezembro de 2015, no Salão de Eventos da Vila Militar, em São Jorge. Na ocasião, durante a confraternização anual das entidades culturais amazonenses, foi comemorado o 7.° aniversário de fundação da Academia.

Agradeço à Diretoria administrativa e aos demais acadêmicos que muito têm colaborado para o sucesso das realizações da nossa Academia de Ciências Contábeis do Amazonas. Obrigado de coração.

Acadêmico Raimundo Colares Ribeiro
Presidente da ACCA (Período 2015 a 2016)