Quem Somos


https://youtu.be/VSOxrfp7sa4

 

   

       A ACADEMIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO AMAZONAS, fundada em 08 de Dezembro de 2008, com a finalidade de divulgar à Sociedade Amazonense o notável conhecimento de Contabilidade, é uma associação civil sem fins lucrativos e duração indeterminada, tem por objetivo precípuo o cultivo do conhecimento contábil e mediante ação individual ou coletiva de seus membros, promover a cultura contábil em todos os seus aspectos.

Nossa História

 

PALAVRA DO PRESIDENTE FUNDADOR

A NOSSA ACADEMIA

“Pensei desde a minha infância de um dia poder entrar em uma Academia, onde pudesse ver se reunindo as maiores autoridades intelectuais do nosso Estado e quiçá do nosso País. Esse pensamento foi se moldando na minha consciência até quando um dia, sem nunca ter adentrado no solo do saber, ver constituída, junto com uma gama de pessoas intelectuais, a criação da Academia de Ciências Contábeis do Amazonas. Foi um trabalho bastante engrandecedor, pois ali estavam reunidos o que de melhor havia na nata contábil do Estado do Amazonas. Foram vários os convidados, mas, inicialmente, somente 26 toparam a ideia e, aos oito dias do mês de dezembro de 2008, unificamos a nossa ideia e concretizamos os nossos objetivos.    

Lá estavam José Corrêa de Menezes, Gaitano Laertes Pereira Antonaccio, Lucilene Florêncio Viana, Júlio Ramon Marchiore Teixeira, Nelsimar do Perpétuo Socorro Falcão Gadelha, Aldmério Riker de Castro, Ailton dos Santos Pinheiro, Marly de Souza Castro, Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares, Aurélio Coutinho de Almeida, Antônio Augusto de Sá Colares, Mariomar de Sale Lima, José Humberto de Michiles, Silvia Elaine Moreira, Marcos Eduardo da Costa Pimentel, Armênio Corrêa da Silva, Alber Furtado de Oliveira, Clécio Alder de Souza Castro, Flávio Andrade de Souza, José Valcy Paula Moraes, Leandro Euclides Parizzotto, Maria de Fátima Brito Durães, Manoel Martins do Carmo Filho, Milanez Silva de Souza, Rita de Cássia Abreu Mascarenhas e José Luiz Silva, compondo o grupo de Acadêmicos Fundadores.

A posse ocorreu no mesmo dia, no escritório do acadêmico Gaitano Antonaccio, na Rua Monsenhor Coutinho, n.º 527, que gentilmente nos cedeu para este e outros encontros.

Em abril de 2009, fizemos na Faculdade Martha Falcão a solenidade de posse dos acadêmicos, juntamente com a Diretoria eleita, para o biênio 2009 – 2011. Foi uma festa muito bonita com, aproximadamente, 200 convidados presentes. Na ocasião, foi mostrada à sociedade os acadêmicos com seus respectivos patronos.

Por falar em patronos, cada um procurou homenagear pessoas que se dedicaram, durante sua vida, à prática das Ciências Contábeis. Todos, indistintamente, deram suas contribuições para o engrandecimento da Contabilidade, alguns como empresários, outros como professores da nossa Universidade, sendo merecedores da homenagem. É notório que tantos outros mereciam ser homenageados como patrono, mas, neste momento só dispúnhamos de 26 cadeiras. Acredito que as famílias dos homenageados ficaram muito gratas com o reconhecimento da Academia pela lembrança.

É de se ressaltar que a Academia prestou uma homenagem àquela que foi a primeira mulher a presidir o Conselho Federal de Contabilidade, então com 62 anos de existência. Foi agraciada como Madrinha a Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, que nos mandou palavras de agradecimentos, tocando no coração dos acadêmicos e de todos os presentes. Foram palavras de incentivos e congratulações pela ideia do surgimento desse templo do saber que se criava no Estado do Amazonas.

Mas, a nossa Academia necessitava completar o seu quadro de acadêmicos. O Estatuto estabeleceu 40 cadeiras e só havíamos preenchido 26. A Diretoria, em reunião, decidiu por indicação de seus fundadores, homologar, após criteriosa análise, os nomes dos Contadores Arminio Adolfo de Pontes e Sousa, Edson Theophilo Ramos Pará, Jeanne Carmen Ramos Luzeiro Figueira, José Raimundo Fernandes de Araújo, Maria Adelaide Ribeiro Cruz, Mário Jorge Gonçalves Santoro, Nelson Luiz Gomes Vieira da Rocha, Oswaldo Demósthenes Lopes Chaves Júnior, Raimundo Colares Ribeiro, Ramundo José Michiles, Rita Rocha Lima, Rosanira Bandeira Maia, Sandra Nazaré Reis Gomes e Valmir César Pozzetti. A posse dos mesmos, na qualidade de Acadêmicos Efetivos, ocorreu no mês de abril de 2010, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, gentilmente cedido pelo seu Presidente Conselheiro Raimundo José Michiles, que tomava posse naquele ato.

Na trajetória da Academia, já prestamos homenagens a pessoas que muito contribuíram e contribuem para o nosso Estado. Assim, homenageamos o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, o Professor da Universidade Federal do Amazonas, Wilson Alves Lopes; o Presidente do Clube do Diretores Lojista Ralph Baraúna Assayag; o Reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Prof. Dr. Cleinaldo de Almeida Costa; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Dr. Érico Xavier Desterro e Silva; e a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas, Professora Edileuza Lobato da Cunha. São pessoas que se identificam com o crescimento e desenvolvimento da classe contábil, pela sua sensatez, como também pelo dinamismo como desempenham suas funções.

Agora entregamos este livro que diz da existência da Academia de Ciências Contábeis do Amazonas, esperando que outras publicações venham a ocorrer durante sua existência.”

Acadêmico José Corrêa de Menezes

Fundador e 1º Presidente da ACCA

 

SOLENIDADE PÚBLICA DE POSSE DOS ACADÊMICOS E PRIMEIRA DIRETORIA

A Academia de Ciências Contábeis do Amazonas (ACCA)foi fundada em 8 de dezembro de 2008, quando elegeu sua Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal, para o biênio 2009/2011.

 No dia 6 de março de 2009, às dezenove horas e trinta minutos, no Auditório da Faculdade Martha Falcão, aconteceu a solenidade de posse dos acadêmicos fundadores e diretoria eleita, com a presença de autoridades, entre as quais a Dra. Nelly Maria Falcão de Souza, presidente da Faculdade Martha Falcão; o Dr. Raimundo José Michiles, contador e presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas; o Dr. Ubaldino Meireles, diretor do Jornal do Comércio; o Dr. José Carlos de Lima, coordenador do Curso de Administração da Faculdade Martha Falcão; o Dr. Laércio da Purificação Gonçalves Filho, empresário; o pastor Jonatas Câmara, diretor da Rede Boas Novas de Televisão; e o Dr. Osail Medeiros de Souza, contador e pró-reitor de Planejamento da Universidade do Estado do Amazonas, que representou a sua reitora.

Na condição de madrinha da Academia, foi exaltado o nome da Dra. Maria Clara Cavalcante Bugarim, contadora e presidente do Conselho Federal de Contabilidade, que não pôde comparecer à solenidade, mas encaminhou um vídeo contendo sua mensagem, parabenizando os acadêmicos fundadores e desejando sucesso à diretoria eleita.

Colaboraram na recepção dos acadêmicos e convidados, os senhores Brunno Eigon Pereira Chaves, Cristiane Santos, Karllen Suelen Souza da Silva, Herbert Franklin França Silva e Anderson Marcel Pereira Macelino.

 

 

DISCURSO DO ACADÊMICO JOSÉ CORRÊA DE MENEZES, EM NOME DOS DEMAIS MEMBROS DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO AMAZONAS, NA SOLENIDADE DE POSSE, EM 6 DE MARÇO DE 2019, NO AUDITÓRIO NELSON FALCÃO DA FACULDADE MARTHA FALCÃO.

Hoje é um dia muito importante em nossa vida. Instala-se a Acadêmia de Ciências Contábeis do Amazonas, fruto de uma ideia surgida em 2002, quando assumimos a Presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas. À época, não foi possível concretizar a ideia, uma vez que outras prioridades surgiram e tivemos que adiá-la.

Em 2008, voltamos à tona essa nossa ideia. Procuramos guarida na nossa casa, o Conselho. O Presidente Julio Ramon Marchiore Teixeira nos deu todo apoio e incentivo pela iniciativa, incumbindo-nos da responsabilidade de criação e instalação. Procurei o amigo Gaitano Antonaccio, que pela sua experiência e conhecimento, ajudou-me nesse processo. Contactamos com os  contadores Antônio Augusto de Sá Colares e José Luiz Silva, para juntos fazermos uma reunião e discutirmos os nomes daqueles que seriam convidados a participar, no dia 11 de outubro, da primeira reunião. Tivemos a presença de 11 profissionais. Marcamos outras reuniões, tendo o número de profissionais crescidos, até que, em 8 de dezembro de 2008, chegamos à última reunião de composição, com 26 membros que ora tomam posse na qualidade de Membro Fundador. Nesta data, realizamos a aprovação do Estatuto e a eleição da Diretoria e Conselho Fiscal, para o biênio 2009/2011.

Por benevolência de todos, nosso nome foi indicado para presidir, honra que procurarei cumprir com a máxima presteza, em função da confiança que me foi deferida. Os demais cargos foram preenchidos, considerando a dedicação de cada um e a manifestação externa pelo acadêmico. Assim, temos o acadêmico Gaitano Laertes Pereira  Antonaccio, na Vice-Presidência, o que por si só,  já é um ponto de relevância, haja vista ser o mesmo membro fundador da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas, autor de mais de 90 (noventa) livros, possuindo também, no seu curriculum vitae, honrarias nacionais e internacionais, como a de Doutor Honoris Causa da Univerisade Samuel Thomas, de Londres, de Honra ao Mérito da Academia Del Fiorino de Firenze, Itália, de Honra ao Mérito do Conselho Federal de Contabilidade, assim como várias insígnias nacionais. Na Secretaria Geral, temos a acadêmica Lucilene Florêncio Viana, a primera mulher a assumir a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas, além de relevantes serviços prestados à Contabilidade, no exercício de suas atividades profissionais. Na Secretaria Adjunta, o acadêmico Julio Ramon Marchiore Teixeira, atual presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas e pró-reitor da Uni Nilton Lins. A acadêmica Nelsimar do Perpétuo Socorro Falcão Gadelha funcionará como primeira Tesoureira da Academia. O acadêmico Aldemerio Riker de Castro, professor universtário e empresário da contabilidade, será o Tesoureiro Adjunto. O acadêmico Ailton do Santos Pinheiro será o Diretor de Patrimônio, o que de certo zelará pelos bens móveis e imóveis da nossa Academia, com esmero. A acadêmica Marly de Souza Castro será nossa Diretora de Promoções e Eventos, que terá a responsabilidade de promover cursos, palestras, concursos, assim como organizar de futuros acadêmicos. O acadêmico Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares, coordenará como Diretor de Edições todas as publicações da Academia. Para o Conselho Fiscal, temos o mestre Aurélio Coutinho de Almeida, auditor aposentado do Tribunal de Contas, professor universitário e detentor da Medalha de Honra ao Mérito do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas, que terá a incumbência de presidi-lo. O acadêmico Antônio Augusto de Sá Colares, como membro titular, o primeiro amazonense a assumir o cargo de vulto nacional no Conselho Federal de Contabilidade, como Vice-Presidente de Registro, auditor da Câmara Municipal de Manaus e empresário da contabilidade. A acadêmica, professora, Dra. Mariomar de Sales Lima, diretora da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas, como membro titular. O acadêmico José Humberto Michiles, professor da Universidade Federal do Amazonas, como membro suplente. A acadêmica Silvia Elaine Moreira, professora universitária, como membro suplente. O acadêmico Marcos Eduardo Costa Pimentel, com formação em Ciências Contábeis e Ciências Jurídicas, como membro suplente. Temos os acadêmicos Armério Corrêa da Silva, Alber Furtado de Oliveira, Clécio Alder de Souza Castro, Flávio Andrade de Souza, José Valcy Paula Moraes, Leandro Euclides Parizzotto, Maria de Fátima Brito Durães, Manoel Martins do Carmo Filho, Milanez Silva de Souza e Rita de Cássia Abreu Mascarenhas, componentes fundadores, que muito contribuirão para o crescimento e engajamento da Academia.

Senhoras, Senhores e Acadêmicos, o papel de uma academia é muito importante na sociedade. A partir desse momento, seremos visto com olhares diferentes, já que a imortalidade nos preconiza uma missão ética e profissional para os profissionais, assim como aos nossos alunos do curso de Ciências Contábeis. Seremos o espelho para essa gama de futuros operadores da Ciência Contábil.

Ao encerrar, quero agradecer a Deus e aos presentes, aos nossos familiares e muito especialmente à direção da faculdade Martha Falcão, pela gentileza da cessão deste espaço para a posse. Agradecer também a Dra. Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, pela deferência que teve para com a nossa pessoa em aceitar o convite para ser a paraninfa da nossa Academia, que reconhece a sua capacidade administrativa, moral, ética e profissional, no exercício da presidência do Conselho Federal de Contabilidade, o que me faz sentir muito orgulhoso de pertencer a sua equipe de conselheiros, desde 2004, e que se estenderá até 2011. Leve, Dra. Contadora Maria Clara, o agradecimento de todos os acadêmicos e a certeza de que Vossa Excelência desfruta de um lugar no coração de cada um dos acadêmicos, pelo fato de estar paraninfando e batizando (já que é nossa madrinha) os vinte e seis acadêmicos.

Muito obrigado.

 

Desde a sua fundação, em 8 de dezembro de 2008, a nossa Academia de Cièncias Contábeis do Amazonas — ACCA tem observado e desenvolvido, da melhor forma possível, as finalidades descritas em seu Estatuto Social e Regimento Interno. A sua primeira Diretoria administrativa (biênio 2009-2010), que tomou posse festiva em 6 de março de 2009, esteve sob o comando do acadêmico José Corrêa de Menezes, idealizador desse Sodalício e o mais entusiasta entre os seus membros. Ao longo dessa administração, destaco a admissão de quatorze novos acadêmicos, em 23 de abril de 2010, em solenidade realizada, às 20 horas, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Nesse ato, fazia-me também presente entre os quatorze novéis acadêmicos, indicado que fui pelo acadêmico Ailton dos Santos Pinheiro, irmão querido de ordem maçônica.

       A segunda Diretoria administrativa da ACCA (eleita para o biênio 2011-2012) foi presidida pela acadêmica Marly de Souza Castro, que deu continuidade ao brilhante trabalho produzido pela administração que a antecedeu. Essa harmonia entre administrações anterior e atual reconduziu o acadêmico José Corrêa de Menezes, para mais um biênio à frente da Academia, ou seja, de março de 2013 a março de 2014.

      Em 18 de outubro de 2014, às nove horas e trinta minutos, a Academia reuniu-se, ordinariamente, para tratar, dentre outros assuntos, de candidaturas de acadêmicos que se dispunham a concorrer à presidência da Academia, no biênio 2015/2016. Com o término da reunião, realizada nas dependências do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas, encerrava-se, também, o prazo para as inscrições. Findo esse prazo, verificou-se não haver registro de inscrição. Na ocasião, recebi o convite do confrade José Corrêa de Menezes para inscrever-me no certame, o que fiz com muito gosto e satisfação. Sobre a matéria, escrevi e encaminhei aos demais colegas acadêmicos, em 21 de fevereiro de 2015, a seguinte mensagem:

   “Ilustres acadêmicos.

       Em reunião realizada no dia 18 de outubro de 2014, às 9:30 horas, nas dependências do Conselho Regional de Contabilidade (CRCAM), após aguardar sem sucesso inscrições de candidaturas, item 7 da pauta. o presidente da nossa Academia de Ciências Contábeis do Amazonas (ACCA), acadêmico José Corrêa de Menezes, incentivou-me a inscrever-me na disputa. Embora relutante, resolvi aceitar a honrosa missão de presidir a ACCA, no biênio 2015-2016, inscrevendo-me no certame.

      Disse relutante porque reconheço a presença de confrades valiosos e extremamente competentes, para gerir a nossa Academia. Além do mais, venho acumulando um período longo e seguido à frente de instituições culturais que me orgulham, quais sejam:
Associação dos Escritores do Amazonas – ASSEAM (2005 a 2009); Academia Amazonense Maçônica de Letras (2009 a 2011); e Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR (2011 a 2015). Sem contar, ainda, com o desempenho paralelo de cargos enobrecedores, entre eles o de Diretor da Federação Brasileira de Alternativos Culturais; Grande Secretário de Comunicação da Grande Loja Maçônica do Amazonas – GLOMAM, com jurisdição em todo o Estado (2001 a 2007); Grande Secretário de Cultura da Grande Loja Maçônica do Amazonas – GLOMAM (2007 a 2010); e Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, vinculado à Secretaria Estadual de Cultura (2008 a 2012). Mesmo assim, necessitando de férias rejuvenescedoras, jamais me eximiria de colaborar com essa Instituição que só me engrandece.”

        Relativamente à diretoria administrativa, para o biênio 2015 – 2016, ficam mantidos os nomes dos colegas que fazem parte da atual administração, sob a presidência do renomado contador José Corrêa de Menezes durante o biênio 2013-2014. Destarte com a substituição de alguns acadêmicos que, hoje, não mais residem neste Estado, próxima diretoria da ACCA está assim constituída:

Diretoria Administrativa 2015-2016


Presidente: Raimundo Colares Ribeiro;

Vice-Presidente: Lucilene Floréncio Viana;
Secretária Geral: Maria Adelaide Ribeiro Cruz;
Secretário Geral Adjunto: Arminio Adolfo de Pontes e Sousa;
Tesoureiro: José Corrêa de Menezes;
Tesoureiro Adjunto: Aldmério Riker de Castro;
Diretor de Patrimônio: Ailton dos Santos Pinheiro;
Diretora de Eventos: Marly de Souza Castro;
Diretor de Edições: Gaitano Laertes Pereira Antonaccio.

Conselho Fiscal


Presidente: Antônio Augusto de Sá Colares:
Membro Titular: Júlio Ramon Marchiore Teixeira;
Membro Titular: Sandra Nazaré Reis Gomes;
Membro Suplente: Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares;
Membro Suplente: Marcos Eduardo Costa Pimentel;
Membro Suplente: José Luiz Silva.

       A posse da nova diretoria da ACCA está agendada para o mês de abril próximo.

      Que DEUS a todos nos abençoe! Saudações acadêmicas,

Raimundo Colares Ribeiro
Secretário Geral

     

A posse da Diretoria administrativa, para o biênio 2015 — 2016, aconteceu às 10 horas do dia 25 de abril de 2015, durante as comemorações festivas do Dia do Profissional da Contabilidade, no Espaço Cultural Francisco Antonaccio, na Rua Monsenhor Coutinho, n.° 527, Centro, nesta Capital. Na oportunidade, profissionais da contabilidade receberam a Medalha Comemorativa São Mateus.

      Em 27 de setembro de 2015, no Auditório Gebes Medeiros (inclui), anexo ao Ideal Clube, na Av. Eduardo Ribeiro, Centro, a ACCA comemorou o Dia do Contador, com homenagens a acadêmicos e convidados especiais. Após a cerimônia acadêmica foi servido um saboroso coquetel.

      Vinte dias depois, em 17 de outubro de 2015, a convite do Conselho Regional de Contabilidade e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, uma comitiva de acadêmicos da ACCA esteve presente na posse do confrade José Corrêa de Menezes, que assumiu a Cadeira n. 38 da Academia Brasileira de Contabilidade. A solenidade de posse aconteceu às 20 horas, ao tempo do X Fórum da Mulher Contabilista do Amazonas, realizado no Manaus Plaza Centro de Convenções, na Av. Djalma Batista. Atendendo ao calendário de eventos da ACCA, aprovado na reunião do dia 8 de agosto de 2015, a última reunião festiva do Silogeu ocorreu no dia 5 de dezembro de 2015, no Salão de Eventos da Vila Militar, em São Jorge. Na ocasião, durante a confraternização anual das entidades culturais amazonenses, foi comemorado o 7.° aniversário de fundação da Academia.

      Agradeço à Diretoria administrativa e aos demais acadêmicos que muito têm colaborado para o sucesso das realizações da nossa Academia de Ciências Contábeis do Amazonas. Obrigado de coração.

Acadêmico Raimundo Colares Ribeiro
Presidente da ACCA (Período 2015 a 2016).